Transtornos ansiosos
Muitas vezes caracterizados como uma sensação subjetiva de medo, alerta e que algo ruim pode acontecer a qualquer momento. Podem estar presentes alterações no corpo como: inquietação psicomotora ("não conseguir ficar parado"), coração acelerado, sudorese, dor de cabeça, sensação de opressão no tórax.
Alguns dos transtornos ansiosos são:
Ansiedade generalizada
Pânico
Fobia Social
Agorafobia
Fobias
Transtornos Obsessivo-Compulsivos e relacionados
O TOC e transtornos relacionados se apresentam muitas vezes por pensamentos involuntários intrusivos seguidos que podem ou não serem seguidos de comportamentos compulsivos. Um exemplo clássico é o TOC de limpeza quando a pessoa limpa a casa de forma incessante e repetitiva devido a pensamentos obsessivos de contaminação ou o TOC de checagem em que a pessoa checa diversas vezes as portas e as janelas ao sair de casa com medo de ter deixado algo aberto.
Alguns dos transtornos obsessivos compulsivos e relacionados são:
Transtorno obsessivo-compulsivo
Síndrome da referência olfatória
Transtorno de escoriação (skin-picking)
Tricotilomania
Transtorno dismórfico corporal
Transtorno de acumulação
Transtornos Psicóticos
Nesta classe de transtornos as pessoas sofrem com sintomas como: ouvir vozes, sentir-se perseguido, delírios (verdades absolutas) muitas vezes bizarros. Alguns podem ter comportamento agitado e agressivo consigo e com outros.
Alguns dos transtornos psicóticos são:
Esquizofrenia
Transtorno esquizofreniforme
Transtorno delirante persistente
Transtorno esquizoafetivo
Transtorno psicótico induzido por substâncias
Transtornos de humor
Os sintomas de humor mais comuns são os sintomas depressivos, que acometem muitas pessoas durante a vida. Sintomas depressivos característicos são a tristeza intensa que acomete a pessoa por grande parte do dia com duração maior do que duas semanas. Pessoas com depressão apresentam falta de vontade de fazer atividades, deixam de fazer atividades que antes eram prazerosas, isolamento social, piora da atenção, piora da memória e do desempenho na realização de atividades em casa ou no trabalho.
Alguns dos transtornos de humor são:
Depressão
Transtorno Bipolar
Distmia
Ciclotimia
Transtornos de personalidade
Transtornos de personalidade ocorrem quando a personalidade (jeito da pessoa) causa sofrimento a si ou a outras pessoas próximas próximas, segundo a descrição de Kurt Schneider. É bastante comum transtornos de personalidade estarem associados a outros sintomas como depressão e ansiedade. A psicoterapia é essencial neste grupo de transtornos.
Alguns dos transtornos de personalidade são:
Transtorno de personalidade borderline
Transtorno de personalidade histriônico
Transtorno de personalidade anancástica (obsessiva)
Transtorno de personalidade esquiva
Transtorno de personalidade esquizóide
Transtornos do controle dos impulsos
No transtorno do controle dos impulsos há grande impulsividade e dificuldade dos indivíduos em realizar o controle do comportamento frente a um stressor agudo ou pista ambiental (dificuldade no controle inibitório). Isto pode resultar por exemplo em brigas no trânsito, dificuldade na relação com outras pessoas, uso compulsivo de álcool e outras substâncias.
Alguns dos transtornos do controle dos impulsos e relacionados são:
Cleptomania
Transtorno explosivo intermitente
Comportamento sexual compulsivo
Jogo compulsivo
Transtornos relacionados a substâncias
A dependência de substâncias é uma condição cada vez mais prevalente. O uso compulsivo, a perda do controle e a priorização ao uso de substâncias em detrimento de outras atividades sociais são características importantes de dependência. Muitas vezes causa grande prejuízo nas relações sociais, relações familiares e na vida financeira do indivíduo.
Alguns dos transtornos de usos de substâncias são:
Transtorno por uso de álcool
Transtorno por uso de cigarro
Transtorno por uso de estimulantes
Transtorno por uso de cannabis
Transtorno por uso de opióides
Transtornos relacionados ao uso das substâncias
A dependência de substâncias é uma condição cada vez mais prevalente. O uso compulsivo, a perda do controle e a priorização ao uso de substâncias em detrimento de outras atividades sociais são características importantes de dependência. Muitas vezes causa grande prejuízo nas relações sociais, relações familiares e na vida financeira do indivíduo.
Alguns dos transtornos de usos de substâncias são:
Transtorno por uso de álcool
Transtorno por uso de cigarro
Transtorno por uso de estimulantes
Transtorno por uso de cannabis
Transtorno por uso de opióides
Transtornos alimentares
Os transtornos alimentares se apresentam muitas vezes com distorção da imagem corporal, busca pelo emagrecimento, uso de métodos purgativos (como uso de laxantes, vômitos auto induzidos, jejum prolongado) no intuito de emagrecer ou evitar ganhar peso após um episódio de compulsão alimentar (descontrole na ingesta alimentar). Pessoas acometidas podem ter grande sofrimento psíquico ao se alimentar e tendem a ser seletivas quanto aos grupos alimentares (por exemplo: não comem carboidratos). A anorexia nervosa é um dos transtornos psiquiátricos com maior mortalidade devido às complicações clínicas.
Alguns dos transtornos alimentares são:
Anorexia nervosa
Bulimia nervosa
Transtorno de Compulsão Alimentar
Obesidade
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Como o próprio nome diz este tipo de transtorno ocorre desde os primeiros anos de vida e muitas vezes demoram a ser diagnosticados. O diagnóstico precoce tem o potencial de melhorar a qualidade de vida das pessoas, principalmente as com TEA. O TEA muitas vezes se caracteriza por irritabilidade com estímulos (ex. luz, ruídos), rigidez e dificuldade em mudar a rotina da criança, ausência de contato visual, atraso dos marcos de desenvolvimento - principalmente atraso da fala.
Alguns dos transtornos do neurodesenvolvimento são:
Deficiência intelectual
Transtorno do déficit de atenção e impulsividade (TDAH)
Transtorno do espectro autista (TEA)